Compre este Dominio:vendas@modaebeleza.com.br

Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2012

Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2012

Sebrae

Evento apresenta proposta e critérios da premiação para empresas da construção civil do noroeste do Paraná; iniciativa neste modelo é exclusiva no Brasil e incentiva busca por excelência

Empresários de construtoras e de empresas fornecedoras do setor da construção civil, na região noroeste do Paraná, são esperados para o lançamento do Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2012 e do Prêmio Fornecedor Sinduscon/NOR-PR, que estão na terceira e segunda edição, respectivamente. O evento será realizado no dia 22, às 8 horas, no Sebrae/PR em Maringá.

Na ocasião, serão apresentadas as condições das premiações e os critérios de avaliação. O objetivo da iniciativa é coroar os resultados positivos da busca por excelência e o trabalho de aperfeiçoamento realizado junto às empresas de construção civil, nos últimos anos, por meio de projetos de capacitação e consultoria. A entrega dos prêmios está prevista para o dia 9 de novembro.

Os prêmios, considerados exclusivos no Brasil por somar quatro critérios de avaliação para as construtoras e por selecionar os melhores fornecedores, são realizados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-NOR/PR) e pelo Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Seconci-PR), com a co-realização do Sebrae/PR, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR).

A novidade, para este ano, é a criação de três categorias destinadas às construtoras. São elas: incorporação; obras públicas; e obras particulares terceirizadas. Com a medida, a disputa ocorre entre empresas que apresentam o mesmo foco de atuação. “É a forma que encontramos para tornar o prêmio mais justo porque a disputa passa a ser entre grupos mais homogêneos”, explica Valdemar Adorno Junior, diretor-executivo do Sinduscon-NOR/PR.

A comissão avaliadora do Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2012 é composta por representantes do Sinduscon-NOR/PR, do Seconci/PR, do Sebrae/PR e do Senai/PR, que selecionam os vencedores a partir de dados coletados em três auditorias realizadas nas empresas participantes. Em cada visita é aplicado um check-list que verifica os quatro critérios de avaliação - qualidade em gestão, segurança no trabalho, manejo correto de resíduos sólidos e responsabilidade social.

Já o Prêmio Fornecedor Sinduscon-NOR/PR é composto por 15 categorias de atuação, como concreto, ferro, elevador, porta e batente, e os vencedores, em cada categoria, são selecionados pelos empresários de construtoras associados do Sinduscon-NOR/PR, que votam nos melhores fornecedores dos 109 municípios representados pelo sindicato.

Avaliação

Valdemar Junior observa que as premiações têm provocado um impacto muito positivo no mercado e têm atraído “olhares” para a construção civil de Maringá e Região. “As premiações têm destacado o setor em nível nacional por mostrar, com seriedade e credibilidade, a qualidade que as nossas empresas oferecem. Esse é o grande ganho”, afirma.

O consultor do Sebrae/PR, Joversi Luiz de Rezende, destaca que um dos grandes desafios da construção civil é a contínua busca por crescimento, qualidade em gestão e produtividade. “Os empresários sempre estão atrás de novas técnicas, padrões e aperfeiçoamento para continuarem competitivos, e os prêmios significam uma oportunidade para verificar se estão enquadrados nos critérios exigidos pelo mercado”, frisa.

Qualificação

Antes de enfrentarem o processo de avaliação, Joversi de Rezende explica que a maioria das empresas busca se adequar aos quatro critérios por meio de programas de capacitação promovidos pelas entidades parceiras.

O Sinduscon-NOR/PR, por exemplo, realiza capacitações e presta orientações sobre as exigências de segurança no trabalho, conforme prevê a legislação brasileira. Já o Sebrae/PR e o Senai/PR promovem treinamentos, consultorias, incentivo de ações cooperadas, entre outros.

Todo o trabalho é pautado nas exigências do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), criado pelo Ministério das Cidades do Governo Federal, e do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que consta em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), assim como nas Normas de Segurança do Trabalho, como a NR-18, e nas convenções coletivas sindicais que visam o bem-estar e segurança dos trabalhadores da construção civil.

Inscrição

O evento de lançamento será realizado no Sebrae/PR, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, Zona 7. Para participar, basta confirmar presença no Sinduscon-NOR/PR pelo telefone (44) 3025-7999.

Após o lançamento, empresários interessados em concorrer ao Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2012 podem se inscrever no sindicato, que fica na Avenida Carneiro Leão, nº 135, sala 203, Edifício Europa. A empresa deve ser associada ao Sinduscon-NOR/PR ou se associar no ato da inscrição, e a expectativa é de que, pelo menos, 18 construtoras da região noroeste do Paraná participem.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

0 comentários para "Prêmio Sinduscon-NOR/PR 2012"
Deixe seu comentário
Nome*:
Email*: (não divulgado)
Website:
Comentário*: