Compre este Dominio:vendas@modaebeleza.com.br

Programa lançado no PR, forma gestores para atuação no terceiro setor

Programa lançado no PR, forma gestores para atuação no terceiro setor

Representantes do Governo, TCE/PR e Sebrae/PR assinam protocolo de intenções para dar início à proposta que deve beneficiar 5 mil entidades no Estado e mais de 10 mil profissionais

Sebrae

Representantes do Governo do Paraná, Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) e Sebrae/PR assinaram na última segunda-feira, dia 4, protocolo de intenções que formaliza o Programa de Formação de Gestores para o Terceiro Setor. O documento foi firmado em Curitiba, em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu.

A iniciativa pioneira vai beneficiar, de imediato, 5 mil entidades no Estado e mais de 10 mil profissionais que poderão cursar gratuitamente cinco treinamentos na modalidade a distância. As capacitações abrangem planejamento financeiro, gestão empresarial e da qualidade, lei de acesso à informação e prestação de contas.

O governador em exercício, Flávio Arns, avalia que as entidades assistenciais do Paraná são um patrimônio não reconhecido e não valorizado pelo importante papel que desempenham. Para ele, o terceiro setor é essencial em qualquer país do mundo porque não visa lucro e o resultado positivo, quando existente, é investido nas próprias instituições.

“Este é um momento importante, pois, pela primeira vez, acontece um esforço articulado para a formação de gestores. É uma oportunidade de eles trazerem experiências do cotidiano para que as questões possam ser resolvidas de maneira adequada. Espero que a gestão das entidades seja mais transparente e profissional, para que possam, assim, atender com mais qualidade àqueles que precisam dessa intervenção. O que estamos fazendo no Paraná pode se tornar referência para o Brasil”, acredita.

O secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, entende que a eficiência se conquista com coisas simples. “São simples ações que provocam grandes mudanças. Esse Programa se utiliza de ideias e ferramentas que já existem para alcançar a integridade e o sucesso. A qualificação e a formação de pessoas possibilitam que busquem melhores condições”, assinala.

Fernando Augusto de Mello Guimarães, presidente do TCE/PR, frisou, durante a cerimônia, que somente no primeiro dia, o Programa recebeu 40 inscrições. “Vamos aprender com as entidades para aperfeiçoar as atividades do Tribunal. Este é um momento histórico que marca o resgate do papel do terceiro setor. Os gestores das entidades vão ter a oportunidade de ouvir e dialogar com técnicos sobre como prestar contas, especialmente do lucro operacional, entrou outros temas”, explica.

Participaram também da assinatura do protocolo de intenções o secretário da Administração e Previdência, Jorge Sebastião de Bem; o subchefe da Casa Civil do Paraná, Luiz Augusto Silva (conhecido como Guto Silva); o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini; o diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; deputados estaduais e diversos representantes de organizações do terceiro setor.

Contribuição do Sebrae/PR

Julio Cezar Agostini explicou que o Sebrae/PR tem visão sistêmica e integrada do processo de desenvolvimento socioeconômico e justificou a participação da instituição no projeto em razão da experiência de 40 anos adquirida na promoção e na capacitação de gestores de pequenos negócios. “O desafio do desenvolvimento não pertence somente ao Estado, mas também à iniciativa privada e à sociedade organizada. Por meio do Programa, todos os gestores de organizações do terceiro setor poderão se apropriar desses conhecimentos, o que contribuirá para aumentar a eficácia das organizações do terceiro setor e, por consequência, a oferta de melhores serviços à comunidade.

Vitor Tioqueta explica que a parceria entre as entidade promotoras do Programa foi a forma encontrada para ganhar velocidade, volume e capilaridade necessária ao projeto. Segundo o diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, o objetivo do Programa é elevar a qualidade da gestão das entidades de terceiro setor. “Essas instituições precisam estar organizadas por meio de uma gestão saudável. Ao entenderem a missão do negócio saberão o que de fato entregar à sociedade”, frisa.

O objetivo do projeto é melhorar a eficácia dos recursos públicos aplicados no terceiro setor e nivelar o padrão de gestão e de resultados obtido por essas organizações. A metodologia que combina tutoria com ensino a distância é a mais indicada para cobrir o alcance necessário. O tutor tem grande responsabilidade no processo e se faz necessário para instigar e motivar os participantes a fixar os conhecimentos e a concluírem o curso com os resultados almejados. Estão previstos dois encontros presenciais ao ano. Nessas ocasiões, serão apresentadas as boas práticas de gestão do terceiro setor que poderão ser reunidas em um banco de dados.

O assessor da Diretoria do Sebrae/PR, Ricardo Dellamea, comenta que o diagnóstico da situação das entidades assistenciais do Estado mostrou grande disparidade. Segundo ele, foram identificadas instituições sem recursos para manutenção estruturais e outras que conseguiram captar recursos federais, bem como casos de entidades que contam com dezenas de parcerias e de outras sem nenhum parceiro. “A ideia dos seminários é que as entidades compartilhem suas experiências de sucesso e estabeleçam uma rede de contatos”, avalia.

“Trata-se de um programa de educação continuada que visa o desenvolvimento e a profissionalização dos gestores das entidades a fim de que busquem a sustentabilidade e a perenidade das organizações. A pró-atividade e a iniciativa fazem a diferença. É um projeto inteligente que utiliza recursos já existentes e que terá impacto no desenvolvimento estadual”, diz Julio Agostini.

Os participantes do Programa de Formação, ao final da capacitação, devem apresentar um projeto de melhoria para a entidade à qual estão ligados. Os interessados em participar do Programa de Formação de Gestores para o Terceiro Setor podem obter informações nos telefones (41) 3210-2819 e 3210-2737; pelo e-mail: cursos@seae.pr.gov.br e no site: www.seae.pr.gov.br.

0 comentários para "Programa lançado no PR, forma gestores para atuação no terceiro setor"
Deixe seu comentário
Nome*:
Email*: (não divulgado)
Website:
Comentário*: