Compre este Dominio:vendas@modaebeleza.com.br

Showroom de Negócios do Paraná Business Collection

Showroom de Negócios do Paraná Business Collection

Com expositores e compradores de todo o Brasil, a semana oficial da moda paranaense chega à sétima edição com boas expectativas.

Showroom de Negócios do PBC

O Showroom de Negócios do Paraná Business Collection (PBC) chega a mais uma edição ampliando seu campo de ação ao receber, pela primeira vez, marcas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ao lado das paranaenses. Acerta também o passo com o calendário da moda, já que, a partir de agora, o PBC terá duas edições no ano, disponibilizando com bastante antecedência para o mercado os lançamentos da temporada. Em uma área de 2 mil metros quadrados, com uma estrutura especialmente preparada para facilitar a apresentação das novas coleções para o Inverno 2013, expositores do Showroom receberão a visita de compradores especialmente selecionados entre os principais do país.

O 7º PBC, evento realizado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado Paraná), através do Conselho Setorial da Indústria Têxtil e Vestuário do Paraná, e pelo Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná), acontece de 6 a 10 de novembro, no Centro de Eventos da Fiep. O Showroom de Negócios do PBC acontece no mesmo local de 7 a 9 de novembro.

O PBC foi idealizado para dar visibilidade à criatividade e à qualidade da produção têxtil do Paraná, aproximando a moda paranaense dos canais de comercialização em todo o Brasil e abrindo novas perspectivas de negócios. A cada ano com mais projeção, ele é hoje também um importante meio de divulgação das micro e pequenas paranaenses. “Acreditamos que por meio do Paraná Business Collection conseguimos promover o setor do vestuário e, com a abertura do Showroom de Negócios do PBC para os outros estados do Sul, vamos fortalecer a indústria da moda na região como um todo”, aposta Carla Werkhauser, coordenadora estadual do vestuário do Sebrae/PR.

No ranking da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), o Paraná está entre os quatro principais polos produtivos do Brasil, respondendo por 8,74% do PIB do setor. São mais de 6 mil indústrias (têxtil, vestuário e couro), a maioria micro e de pequeno porte, que geram em torno de 98 mil postos de trabalho. O setor é o segundo maior empregador industrial do estado, respondendo por 14,2% dos empregos do segmento. Esse montante representa 7,5% da massa de trabalhadores atuantes no setor no Brasil. Dos 399 municípios do estado, 78% possuem algum processo produtivo ligado à confecção.

Novas perspectivas

É um momento de transição para o PBC, ressalta Carla Werkhauser, com a implantação de uma nova estratégia que resultará em mercados regionais mais fortes. “O Sul do Brasil é reconhecido pela qualidade da sua produção em diversos segmentos e acredito que a participação de Santa Catarina e Rio Grande do Sul no Showroom vai proporcionar ao setor têxtil e de confecções do Sul do país ser lembrado também pelo design e criatividade das suas indústrias”, avalia.

As expectativas não poderiam ser melhores, pois as duas edições do ano colocam o PBC na ponta de lança na apresentação das coleções para a temporada 2013. “Este ano somos um dos primeiros eventos do país a apresentar o que será moda no inverno, estação na qual a produção dos estados do Sul é muito forte”, lembra Marcelo Surek, coordenador do Conselho Setorial da Indústria Têxtil e Vestuário do Paraná. Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, a abertura para empresas dos estados vizinhos é uma estratégia acertada. “Sob o ponto de vista empresarial, o PBC passa a ter uma responsabilidade maior, agora também estimulando negócios com empresas de estados vizinhos que, assim como o Paraná, apostam na moda como um diferencial no mercado.”

Ao lado dessas novas iniciativas, o convite para compradores especialmente convidados de todo o Brasil, prática adotada desde o primeiro PBC, promove a moda brasileira feita no Paraná. “Eles possuem clientes diferenciados e nos ajudarão a consolidar o Paraná como um estado que faz moda”, aposta a coordenadora do Sebrae/PR, Carla Werkhauser. Uma empresa foi especialmente contratada para dinamizar o Showroom de Negócios do PBC, a mineira EBE. A Empresa Brasileira de Eventos tem em seu cadastro os melhores compradores do Brasil. Boa parte dos compradores convidados visitará o showroom pela primeira vez. “Aceitaram porque já ouviram falar, principalmente, do setor de malharias do Paraná e do sul do país”, pontua Manoel Luiz Araujo, consultor FIEP para o Setor Têxtil e Vestuário. Segundo ele, o objetivo dessa iniciativa é a realização efetiva de negócios para destacar a região como um dos principais motores da economia do país.

A importância crescente do Showroom de Negócios do PBC pode ser demonstrada também por sua linha de crescimento. Na primeira edição 21 marcas participaram. Em 2012, a expectativa é que esse número duplique, um crescimento que se reflete também no mercado paranaense e sulista do vestuário. Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, a cada edição do PBC fica mais evidente que há um grande investimento, também conceitual, que diferencia a produção estadual. Na avaliação dele, os empresários paranaenses do setor estão produzindo “moda com um grande diferencial em design e qualidade.”

0 comentários para "Showroom de Negócios do Paraná Business Collection"
Deixe seu comentário
Nome*:
Email*: (não divulgado)
Website:
Comentário*: