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6ª edição do Paraná Business Collection

6ª edição do Paraná Business Collection

Paraná Business

O maior evento de moda do Sul do País, o Paraná Business Collection (PBC), chegou à sua sexta edição, concluída na última semana, para consolidar e destacar a moda paranaense no cenário nacional. Foram realizados 21 desfiles que apresentaram o Verão 2012/13 de 11 marcas e estilistas paranaenses, além de mini coleções de novos designers. O PBC mostrou a versatilidade e a qualidade da moda produzida no Estado do Paraná.

Para o presidente da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Campagnolo, o PBC já está consolidado. “Estamos valorizando o estilo e agregando valor ao que produzimos”, destaca. Campagnolo, que também é empresário do setor e participante do evento com a grife All Purpose, de Capanema (Sudoeste do Paraná), diz que a qualidade e a versatilidade, vistas na passarela do PBC, são diferenciais que estão possibilitando ao setor superar-se e enfrentar a concorrência dos produtos importados, que afeta fortemente a indústria do vestuário. O presidente da FIEP avalia que uma das vantagens do setor no Paraná é que ele está organizado em Arranjos Produtivos Locais (APLs), que permitem a atuação de forma cooperativa, o que contribui para superar os obstáculos e melhorar a competitividade.

Segundo Vitor Roberto Tioqueta, diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, um dos realizadores do PBC, o evento contribui para que marcas paranaenses conquistem o mercado. “O Paraná teve um grande avanço ao se posicionar no calendário de moda e hoje colhe os frutos disso. Os empresários que participam do evento passam a ter uma visibilidade maior. A “vitrine”, na qual o PBC se tornou, serve para mostrar ao Brasil os produtos da moda paranaense. Os empresários ainda têm como desafio a gestão do negócio de moda. Somos criativos, temos produtos com design e qualidade, mas temos que enxergar o negócio da moda de forma sistêmica, ou seja, envolvendo também aspectos comerciais, dinâmica do mercado, consumo e tendências”, reforça.

O diretor criativo do PBC, Paulo Martins, comenta que essa edição mostrou a enorme expectativa do público paranaense por novidades, inovação e informação de moda. “Foi muito sintomático perceber todos esses anseios durante a semana de moda. O aumento do interesse pelas marcas, pelos desfiles, com pedidos de convites chegando em grande quantidade, a procura por informações sobre Moda e o Mercado e o interesse da imprensa, que fez uma completa cobertura do evento nesta edição, nos ajudaram a ter um termômetro importante sobre a organização do evento como um todo. Ouvimos de muitos jornalistas que o PBC está entre os melhores eventos de Moda do país e acreditamos que essa sexta edição serviu para consolidá-lo ainda mais no Paraná e na região Sul”, destaca.

Para a coordenadora do evento, Nereide Michel, a sexta edição do PBC “inventou” muita moda. “No Ciclo de Atualização em Moda com oficinas e palestras direcionadas a despertar nos participantes a criatividade e lhes incentivar a pesquisa pelo novo e o inusitado. Em seis instalações, assinadas por cursos de Moda de Curitiba, sob o tema “Ideias que Mudam a Moda” e, é claro, com os doze finalistas do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, que desenvolveram looks inspirados em obras de pintores paranaenses. Uma moda criativa que resulta da inspiração na nossa cultura e fortalece a identidade do que é produzido aqui”.

Uma cultura de moda que soma com a economia. O setor do vestuário no Paraná desempenha papel de destaque na movimentação da economia brasileira, exercendo forte influência na geração de empregos e renda. São mais de seis mil indústrias (Têxtil, Vestuário e Couro), a maioria de micro e pequeno porte, que geram, aproximadamente, 93 mil postos de trabalho. O setor é o segundo maior empregador industrial do Estado, respondendo por 14,2% dos empregos do segmento. Esse montante representa 7,5% da massa de trabalhadores atuantes no setor no Brasil.

A importância desse mercado e da união dos sindicatos é destacada por Marcelo Surek, coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da FIEP. “O PBC só é possível pela união dos 12 sindicatos do vestuário envolvidos no processo. O evento só traz pontos positivos para os empresários, como a representatividade do setor e a visibilidade da moda que produzimos no Paraná”, diz Surek.

Vitor Tioqueta conclui, afirmando que o comportamento dos lojistas e a dinâmica do competitivo mercado de moda contribuíram diretamente para a revisão da estratégia do showroom de negócios, confirmados para a segunda edição do PBC, em 2012, que acontecerá em novembro. “Acreditamos que a mudança no formato do showroom, que ainda está sob análise, aliada à realização de duas edições, incentivará a vinda de compradores de todo o Brasil. O PBC é um evento que reúne o melhor da indústria da moda paranaense e, a cada ano, nossas empresas destacam-se pela criatividade e qualidade de produtos. A semana de moda paranaense se consolida como vitrine para ganhar mercado, e a realização de duas edições do evento, num mesmo ano, também é fruto de um amadurecimento e de uma análise técnica”, finaliza.

SERVIÇO

Paraná Business Collection

Realização: FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná e SEBRAE/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná).

Sindicatos: Sindivest, Sinvespar, Sinveste, Sivale, Sindivest, Sinditêxtil, Sivepar, Sindicouro e Sindvest.

Coordenação geral: OX Comunicação (Paulo Martins), NaModa Comunicação de Estilo (Nereide Michel)

Direção criativa: Paulo Martins

Patrocínio: Sesi, Senai e Correios.

Apoio institucional: TexBrasil, Abit e ApexBrasil.

Apoio de divulgação: RPCTV e Gazeta do Povo.

Apoios: BRDE, Slaviero Hotéis, Keune, Instituto Municipal Curitiba Turismo, Curta Curitiba, Centro de Formação Lady & Lord, Beauty Collor, Lunar Moscato e Lunar Prosecco, Suco de Uva Campo Largo e Águas Ouro Fino.

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