Compre este Dominio:vendas@modaebeleza.com.br

Programa para pequenas indústrias no Paraná

Programa para pequenas indústrias no Paraná

Parceria entre Sebrae e CNI, Procompi estimula desenvolvimento individual e coletivo de empresas do setor moveileiro, panificação, laticínios, metalmecânico e serviços gráficos.

Negócios

Desde 2006, quase 250 pequenas indústrias do Paraná foram beneficiadas pelo Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). O Procompi é uma parceria entre o Sebrae Nacional e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No Estado, a proposta é operacionalizada pelo Sebrae/PR e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Na primeira edição (2006-2009), 61 empresas foram contempladas. Na edição atual (2010-2013) foram selecionados 78 empreendimentos na primeira chamada e 104 na segunda.

Somente na segunda edição, o investimento total para elevar a competitividade das indústrias de menor porte gira em torno de R$ 1 milhão. O Procompi financia projetos setoriais e em Arranjos Produtivos Locais (APL), com público-alvo de no mínimo 25 participantes.

Na região centro-sul do Estado, quatro setores estão sendo favorecidos pela proposta. Em Curitiba, foram beneficiados os setores de móveis, reparação de veículos, indústrias de panificação e serviços gráficos. Em Ponta Grossa, as empresas ligadas à reparação de veículos. Na região norte, indústrias de laticínios de Ivaiporã e empresas metalmecânicas de Londrina. No noroeste, indústrias do setor metalmecânico localizadas em Maringá. No oeste do Estado, participam da iniciativa empreendimentos da construção civil.

Eliane Vasconcelos, do Departamento de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, explica que, como o foco do projeto são as micro e pequenas empresas, as dificuldades básicas de gestão são as mais comuns. “Os temas ligados à gestão financeira das empresas aparecem em primeiro lugar nas dificuldades; o processo produtivo/qualidade em segundo lugar e a gestão de pessoas vem na sequência. Assim, direcionamos as consultorias dos projetos para as áreas críticas”, conta.

Rosângela Angonese, consultora do Sebrae/PR, acrescenta que todos os projetos atendidos pelo Procompi demandaram consultorias em melhoria de processo produtivo. “Para complementar o workshop que é realizado sobre o tema, são feitas consultorias individuais nas empresas. As visitas são orientadas por consultores credenciados ao Sebrae/PR com ampla experiência no segmento em que as empresas atuam”, assinala Angonese.

Marcelo Percicotti, gerente de Desenvolvimento da Fiep, avalia que desde o início do Procompi no Paraná, todos os projetos propostos atingiram as metas estabelecidas. “O Programa tem aprovação geral e irrestrita dos empresários. O número de projetos aprovados pelo Paraná é acima da média nacional. O balanço é muito positivo. As empresas demonstraram uma significativa melhoria em processos, inclusive com casos de inovação, parcerias, mudanças de linhas de produto, compras conjuntas e atuação em grupo”, analisa.

Aurélio Santana, empresário da Movelaria Paranista, que está sempre em busca de novas soluções para seu empreendimento, pontua que o Procompi trouxe outras visões de gestão para sua empresa. Ele participou do projeto entre 2011 e 2012.

“A solução ajudou a contestar algumas práticas que eram aplicadas no negócio. Como resultado, simplificamos a gestão de resíduos e as consultorias do projeto ajudaram na implantação do Enterprise Resource Planning (ERP), um sistema integrado de gestão.”

A Movelaria Paranista está sediada em Curitiba, desde 1991. O empreendimento é especializado na produção de cadeiras, mesas e outros móveis fabricados em madeira maciça ecológica para restaurantes, hotéis e eventos.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

0 comentários para "Programa para pequenas indústrias no Paraná"
Deixe seu comentário
Nome*:
Email*: (não divulgado)
Website:
Comentário*: